Com 20 casos suspeitos, Taubaté decreta emergência e anuncia novas medidas contra o coronavírus

Por O Vale
16/03/2020
Medidas foram anunciadas pelo governo em coletiva no Palácio do Bom Conselho Foto: Caíque Toledo/OVALE

Medidas foram anunciadas pelo governo em coletiva no Palácio do Bom Conselho
Foto: Caíque Toledo/OVALE

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Taubaté anunciou nesta segunda-feira (16) estado de emergência contra a disseminação do novo coronavírus. Medidas específicas foram abordadas pelo governo Ortiz Jr. (PSDB), em coletiva no Palácio do Bom Conselho.

Entre as medidas anunciadas pela administração, está a aquisição e locação de ambulâncias, antecipamento da abertura de uma nova ala no Hospital Municipal com leitos específicos para o tratamento da doença e a contratação de novos clínicos gerais e enfermeiros. O município deve criar ainda um call center para dúvidas e ir até a casa dos pacientes em casos específicos, para evitar que essa pessoa deixe a residência.

No caso de idosos, que integram o grupo de risco, a vacinação contra a Influenza deve ser feita em quadras de escolas públicas — para evitar que eles visitem unidades de saúde.

“O pior que se pode fazer no momento é subestimar a doença. A doença não circula ainda em Taubate mas deve circular em breve, e a gente precisa enfrentar. Isso é dever de todos nós, da comunidade. O dever de casa um é proteger a todos, esse é o maior número de medidas”, disse o prefeito Ortiz Jr.

Atualmente, Taubaté registra 20 casos suspeitos da doença. Ao todo, 140 profissionais de saúde devem ser contratados até a próxima segunda-feira (23).

AULAS.

O anúncio ainda inclui a suspensão das aulas na rede de ensino a partir da próxima segunda-feira (23). A orientação de suspensão abrange também a rede particular.

EVENTOS.

Os eventos públicos culturais e esportivos devem ser restritos. A medida inclui ainda o fechamento de academias e a suspensão de viagens de atletas para competições externas. A orientação inclui ainda a não realização de grandes eventos em casas de shows e bares do município. Entre os eventos suspensos, está a tradicional Festa de Quiririm.

SERVIDORES.

No Poder Público, é prevista a implantação de sistema de concessão antecipada de férias e licenças para que as pessoas fiquem em casa e seja reduzido o convívio de um número grande de servidores, especialmente no grupo de risco.

“A gente não pode permitir a propagação do vírus. Provavelmente em duas ou três semanas vamos ter a circulação do vírus em Taubaté e precisamos evitar que ele se propague”, afirmou, Ortiz.

TRANSPORTE.

No caso da ABC Transportes, a prefeitura garantiu que foram duplicados os padrões de limpeza dos ônibus. Os cobradores devem trabalhar com luvas e uso constante de álcool em gel.

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Encontre mais AKI - Seu Guia de Taubaté e Região