Mais de 215 mil veículos buscam litoral paulista no feriado prolongado

a_imigrantes_continua_congestionada_do_km_32_ao_km_43_no_sentido_litoral_devido_ao_excesso_de_veiculos__20200906_0542-1170998

Agência Brasil e Redação | @encontremaisaki

As estradas paulistas que levam ao litoral registraram longos congestionamentos neste fim de semana prolongado do feriado de 7 de Setembro. Mesmo com a orientação do governo estadual de evitar aglomerações no período para não aumentar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, cerca de 215 mil veículos usaram o Sistema Anchieta-Imigrantes para chegar a Baixada Santista até o meio-dia deste domingo (6), de acordo com a concessionária Ecovias.

De manhã, a Rodovia Imigrantes teve tráfego congestionado no sentido litoral da altura do Km 28 ao 32. Segundo a concessionária Ecovias, a Via Anchieta também ficou congestionada no sentido Baixada Santista, da altura do Km 29 ao 31.

O movimento intenso de turistas nas praias paulistas já era esperado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). No último fim de semana (29 e 30 de agosto), a movimentação chegou a mais de 600 mil veículos, superando a média para um fim de semana, de pouco mais que 400 mil.

Na RMVale, as quatro cidades do Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) também registraram grande movimentação de turistas, inclusive com aglomeração. Uma semana antes do feriado, o movimento no sábado e domingo já havia sido maior até do que o carnaval.

Em Ilhabela, por exemplo, a balsa de Ilhabela registrou média de 5.428 veículos por dia nos dias 29 e 30 de agosto; no feriado do carnaval, em fevereiro, antes da pandemia, foram  5.391 veículos.

PATRULHAMENTO.

Nas praias do litoral, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento ostensivo na orla e nos quiosques, bares e restaurantes. São cerca de 20 mil policiais, com o uso diário de 7,2 mil viaturas, 880 motocicletas, 35 cavalos, 11 helicópteros Águia, além de oito drones que monitoram pontos estratégicos nas rodovias e áreas urbanas.

Os policias usam ainda megafones para divulgar mensagens de conscientização e prevenção às aglomerações. A operação tem também 200 profissionais da Vigilância Sanitária trabalhando na fiscalização e orientação dentro de estabelecimentos.

A Operação Independência envolve 70 cidades turísticas e vale até o fim da noite de segunda-feira (7). Em Santos, porém, as ações seguem até terça-feira (8), feriado de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira do município.

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Encontre mais AKI - Seu Guia de Taubaté e Região