Setembro Amarelo lança alerta sobre depressão e prevenção ao suicídio

Prédios públicos e monumentos de Taubaté ganharam esta semana uma iluminação especial para marcar o Setembro Amarelo. A campanha acontece em nível nacional com o objetivo de reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.
O combate a este problema de saúde pública se dá por meio da divulgação e transparência, já que as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.03.09-setembro-amarelo-200x300
Desde 2017, a Secretaria de Saúde de Taubaté elabora um levantamento sobre tentativas de suicídio e casos consumados no município. Este mapeamento ajuda no desenvolvimento de políticas públicas e ações voltadas aos segmentos mais sensíveis a este problema.
Entre janeiro e agosto deste ano, por exemplo, foram registradas  277 tentativas e 13 casos consumados de suicídio. Os dois registros já são superiores ao total de casos em todo o ano de 2018. Na grande maioria das ocorrências, a depressão é citada como elemento motivador.
O fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) é fundamental para o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e tratamento. A rede de Taubaté é composta pelo  Caps AD, voltado ao tratamento do consumo de álcool e outras drogas, o Caps I, destinado ao público infantojuvenil, e o Caps II, que atende portadores de transtornos mentais. A Secretaria de Saúde reforça que o acolhimento nestas unidades se dá de forma voluntária. O município conta com o serviço de escuta qualificada do Fonevida (0800 780 1122) e mantém uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV).
A Secretaria de Saúde de Taubaté montou uma programação este ano com a realização de atividades para os servidores que trabalham com saúde mental no dia 17 e com o II Fórum de Prevenção ao Suicídio, que acontece este ano nos dias 25 e 26 no auditório de psicologia da Universidade de Taubaté (Unitau).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também aderiu à campanha de mobilização e distribuiu laços amarelos para as equipes.

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Encontre mais AKI - Seu Guia de Taubaté e Região